Mães fissuradas, mães empoderadas…

Filhos são presentes. Chegam para mudar a nossa vida e nos ensinar.

Nos ensinam a ser mãe, a ser mulher…

Mas, afinal, o que é ser mulher?

Na entrevista a seguir, a jornalista e autora do blog Viva Sua Luz, Fernanda Viviani, responde à essa pergunta e fala como busca trazer inspiração e autoestima para a vida das pessoas, e das mães, em especial. Fernanda também trabalha na Associação Saúde Criança Ilha, que já transformou a vida de mais de 1.100 famílias com filhos fissurados.

fernandafrase

 

 1. Como surgiu a ideia do blog Viva Sua Luz e qual o seu objetivo?

O Viva Sua Luz foi um projeto que implementei durante a faculdade para levar mais autoestima, paz e amor para a vida das pessoas através dos textos que escrevia no blog e espalhava pela cidade.

 

2. Você realizou uma palestra sobre empoderamento feminino para um grupo de mães que têm algo em comum: seus filhos nasceram com fissura labiopalatina. O que você abordou na sua palestra e como foi a reação dessas mulheres?

A palestra ocorreu em março no Hospital Nossa Senhora do Loreto. O público foram as mães assistidas pelo Saúde Criança Ilha que são de Benefício Integral (recebem cesta básica, vão na palestra uma vez por mês e possuem alto risco social). Trabalhei com elas a questão da autoestima, a importância de seguirem seus sonhos e o empoderamento feminino. As mães ficaram muito empolgadas e tocadas com a temática, foram muito participativas. Para mim, foi uma experiência incrível poder compartilhar com essas mães. A força e determinação que elas têm para superar seus problemas são um grande exemplo.

 

3. Você acredita que o empoderamento feminino pode ajudar mães com filhos fissurados, principalmente àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social? 

foto leite

Sim, porque elas lidam com muitas dificuldades no seu cotidiano, além do problema da fissura, e isso mexe muito com a autoestima e amor pela vida delas.

 

4. Quais são as principais dificuldades dessas mães com base na sua experiência de trabalho no Saúde Criança Ilha?

Presente Criança

Além da fissura, problemas familiares como marido e muitos filhos, problemas de renda, moradia precária, falta de condições de vida.

 

 

 

5. Qual mensagem inspiradora você gostaria de deixar para todas as mães seguidoras do Era uma vez uma fenda?

Nunca deixem de sonhar, acreditem no potencial de vocês para superar os desafios que a vida apresenta. Isso as tornarão mais fortes e plenas de si.

fernanda viviani
Fernanda e Fátima (Presidente- Saúde Criança Ilha) à frente do projeto de troca de livros, disponível para a criançada do Hospital Loreto
bonecas de proposito
Fernanda e as “Bonecas de Propósito”, com fissura labiopalatal, encaminhadas pela Smile Train Brasil para o Hospital Loreto
10anos
Há 10 anos, o Saúde Criança Ilha já mudou a vida de 1.115 famílias através da integração social, realização de sonhos e melhoria da qualidade de vida através da saúde, profissionalização, cidadania e educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja a galeria das mamães que assistiram à palestra da Fernanda:

Mais informações em:

vivasualuz.blogspot.com.br

https://www.facebook.com/vivasualuz/

https://fernandaviviani.com/sobre/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *