Toda vez que vou ao Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto já sei que o dia será longo e cansativo. É sair de casa cedo para chegar na hora agendada, pegar trânsito na Linha Amarela, não esquecer de nada do Davi (inclusive todas as comidinhas dele), é levar a minha bombinha (sim, eu ainda tiro leite materno). E ao chegar na Ilha do Governador, torcer para o Hospital não estar lá nos seus dias mais cheios. Mas, também é verdade, que sempre saio mais forte e agradecida de lá. E já são 9 meses nesse percurso.
No Loreto, vemos muitas crianças com fenda labial e palatina, além de outra questão ocasionada por malformação congênita. Lá funciona o CEFIL, centro de referência no tratamento de fissura labiopalatal do Rio de Janeiro, único centro credenciado pelo Ministério da Saúde para cirurgia de lábio leporino e fissura palatal no estado. É só chegar e alguma mãe, espontaneamente, senta ao nosso lado e começa a contar a sua história. E vem outra, depois outra… Quando não chega alguma avó querendo conversar ou alguma criança querendo brincar com o Davi ou vice-versa. É quando eu percebo que já estou mergulhada naquele universo. São tantas mulheres, mães, guerreiras e suas famílias envolvidas… quantas histórias!
Gostaria de ter todo dinheiro do mundo que pudesse resolver a dificuldade, muitas vezes financeira, de cada pessoa que chega para desabafar sobre o cansaço do dia-a-dia, os cuidados do filho (a) ou a dificuldade que o marido enfrenta para conseguir emprego, etc… Mas, não! Elas não pedem nada em troca. Só precisam falar, conversar, desabafar… Afinal, ali estamos todas, sim, na mesma espera!! É o Davi que vai ser chamado pela ortodontista Larissa, ou a vez do Pedro, do Igor, da Mariana e da Camile de serem atendidos. É a chamada para a consulta com a nutricionista Janaína, com a fonoaudióloga Cíntia, com a otorrina Laiza, com o cirurgião Zanini, ou com tantos outros profissionais disponíveis lá. Isso porque a equipe do Loreto é multidisciplinar, reúne médicos de várias especialidades, inclusive atendimento psicológico, pois a questão da fenda exige esse tratamento amplo. E é assim o nosso dia no Loreto…
Mas, que bom que toda essa espera vale a pena!! Que bom que o hospital vive cheio!!
Porque ali os médicos são especializados, são feras no que fazem. Ali existe amor em cada troca. Assim como em cada troca com essas mães que também têm filhos com fissuras. Lá a criança é acompanhada desde que sai da maternidade até o final da adolescência. E como o hospital é uma unidade da rede pública municipal do Rio de Janeiro, todo o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.
Um dia longo e cansativo. Mas um dia que renova a minha alma e o meu coração. Obrigada, Davi, por me apresentar esse novo universo. Obrigada, mãe, por sempre embarcar nessa comigo. Sogra, obrigada também por ter ido comigo naquele dia emergencial. E até o próximo dia de Loreto. Quem sabe nos vemos lá?
** E se você está a espera de um bebê que nascerá com fissura labiopalatal aproveite para participar do grupo de gestantes, uma novidade do CEFIL. É uma boa oportunidade para tirar dúvidas e conhecer o tratamento disponível para fissura labiopalatal. Basta ligar e marcar um encontro com a equipe de psicologia do Hospital Nossa Senhora do Loreto: 2465-5000 / 3393-1983 / 3393-0037 / 3393-2029
***O CEFIL é um serviço do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto. O endereço é Rua Taifeiro Osmar de Moraes 26, Galeão, Ilha do Governador. Tel.: 2465-5000 / 3393-1983 / 3393-0037 / 3393-2029
Vans querida, como vc é uma pessoa iluminada!
Que Deus te dê muita força e sabedoria para continuar guiado esse lindo trabalho que você esta desenvolvendo!
Sabe a palavra ORGULHO fica bem pequenina perto do que sinto por você e por essa linda família q vc construiu!
Parabéns!!!
Amo vocês!
Amiga, que lindo…assim vc me emociona! Obrigada por tudo que vcs são para nossa família e pela amizade sincera! Que bom que temos vocês sempre bem pertinho nos rodeando de amor e parceria. E que bom que nossos filhos estão crescendo juntos e nos ensinando tanta coisa, né! ! Amamos vcs!
Trabalho neste hospital :20 anos,tenho honra e muito orgulho recebe_las com muito carinho no pre_operatorio.Sao mães ansiosas que precisam de todo nosso apoio.Agradeço pelo carinho que divulga por cada profissional competente que trabalha com tanto amor e dedicação. Sou Te.enf.agradeço ao papai do céu pela minha profissão.
Agradeço a Deus pelo Hospital Nossa Senhora do Loreto e toda a equipe , ou melhor, familia de profissionais e amigos que trabalham literalmente com amor , dando a nós mães e pais o conhecimento pra cuidar de nossos bebes de maneira especifica.
Faço parte dessa familia desde que meu bebe tinha 6 dias e, hoje com quase 4 aninhos, é um menino lindo com um sorriso que encanta! Louvado seja o nome de Jesus por capacitar cada dia ainda mais os profissionais do Loreto e a nós , permitindo que na nossa historia contemos e testemunhamos com alegria “Era uma vez uma fenda!”